segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Rota do rípio no Chile - Gasolina

Vou começar os novos relatos escrevendo sobre detalhes da viagem. Eles não vão seguir uma cronologia do início ao fim. Serão retalhos que irei tentando costurar para formar um mapa da viagem, que tem o propósito de ajudar futuros viajantes.
Uma das rotas mais dificíeis é saindo de Rio gallegos, enfrentar todas as aduanas para sair e entrar da Argentina e Chile e após atravessar o Estreito de magalhães, enfrentar o rípio no Chile.
Assim que atravessamos o Estreito, indo para Ushuaia, paramos em um pequeno bar-restaurante, que fica à direita e onde a maioria dos motociclistas fazem uma parada estratégica.
Ali encontramos um motociclista, de Belo Horizonte, que estava retornando. Ele nos informou que existem dois caminhos que levam a San Sebastian (Aduana para sair do Chile), e que deveríamos pegar o sentido de Porvenir. O rípio era mais batido, menos movimento e era bem melhor.
Ele estava vestido, por cima da roupa de cordura, com a roupa de chuva, aquela bem baratinha, e não estava chovendo. Entendi. Proteger a roupa da poeira que não é pouca. Boa idéia. Fiz o mesmo., e seguimos o caminho que ele nos orientou. Foi ótimo.
A tua roupa de baixo fica limpa, sem poeira e a estrada foi, relativamente, tranquila. É um pouco mais longa (aprox. 140 km.) mas vale à pena. A outra é aprox. 120 km.
Outra observação é a gasolina. Saia de Rio Gallegos com o tanque cheio e se possível leve um vasilhame com 10 litros cheio. Foi o que fizemos. Sempre andávamos com 10 l. de reserva.
Depois de Rio Galllegos são quase 300 km. sem posto de nafta.

Falando em gasolina, são tres os postos principais: Primeiro o YPF (posto argentino) com estrutura muito boa sempre com mini-mercado para refeição. Depois tem Esso e Petrobras, todos com boa estrutura também.
No YPF são tres tipos de combustíveis: Normal - aprox. 2,00 pesos, Super - 2,40 e Fangio - 2,50. Os preços podem variar de posto para posto, mas é em aprox. 0.10 pesos.
Nos outros postos os preços são semelhantes. Os tipos de gasolina podem mudar para p.ex. pódium etc




Aí está a estrada de rípio e a poeira de que falei.
Querem saber o que é rípio? São de tamanhos que variam de um grão de feijão até uma bola de baseball. São muitas cores tbem. Estes estão bem lavados, por isso, aparecem as cores. Detalhes, cliquem em cima da foto.

Esta foi a estrada, sentido Porvenir, de rípio, que nós escolhemos. Bem compactados.






Este é o Ferry-Boat que faz o transporte no Estreito de Magalhães. Em dias de muito vento pode haver atrasos.