Uma das rotas mais dificíeis é saindo de Rio gallegos, enfrentar todas as aduanas para sair e entrar da Argentina e Chile e após atravessar o Estreito de magalhães, enfrentar o rípio no Chile.
Assim que atravessamos o Estreito, indo para Ushuaia, paramos em um pequeno bar-restaurante, que fica à direita e onde a maioria dos motociclistas fazem uma parada estratégica.
Ali encontramos um motociclista, de Belo Horizonte, que estava retornando. Ele nos informou que existem dois caminhos que levam a San Sebastian (Aduana para sair do Chile), e que deveríamos pegar o sentido de Porvenir. O rípio era mais batido, menos movimento e era bem melhor.
Ele estava vestido, por cima da roupa de cordura, com a roupa de chuva, aquela bem baratinha, e não estava chovendo. Entendi. Proteger a roupa da poeira que não é pouca. Boa idéia. Fiz o mesmo., e seguimos o caminho que ele nos orientou. Foi ótimo.
A tua roupa de baixo fica limpa, sem poeira e a estrada foi, relativamente, tranquila. É um pouco mais longa (aprox. 140 km.) mas vale à pena. A outra é aprox. 120 km.
Outra observação é a gasolina. Saia de Rio Gallegos com o tanque cheio e se possível leve um vasilhame com 10 litros cheio. Foi o que fizemos. Sempre andávamos com 10 l. de reserva.
Depois de Rio Galllegos são quase 300 km. sem posto de nafta.
Falando em gasolina, são tres os postos principais: Primeiro o YPF (posto argentino) com estrutura muito boa sempre com mini-mercado para refeição. Depois tem Esso e Petrobras, todos com boa estrutura também.
No YPF são tres tipos de combustíveis: Normal - aprox. 2,00 pesos, Super - 2,40 e Fangio - 2,50. Os preços podem variar de posto para posto, mas é em aprox. 0.10 pesos.
Nos outros postos os preços são semelhantes. Os tipos de gasolina podem mudar para p.ex. pódium etc
Aí está a estrada de rípio e a poeira de que falei.
Um comentário:
Nilson, como vai?!
Saudações estradeiras ao amigo. Felicito-o pela viagem... aqui por Sampa, estamos eu e a garupa, com muita vontade de alcançar Ushuaia... vou ficar, com a sua liberdade, sempre por aqui, observando seu feito.
Mais uma vez, parabéns,
Duarte e Dalva (Viageiros Moto Turismo)
Postar um comentário